sábado, 8 de maio de 2010

Curso PITEC - Proinfo - Elaboração de projetos

Elaboração de projetos ( 40) tem como foco desenvolver atividades que integram as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam:
Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;

Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito-histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);

Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC

Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologias no Currículo (PITEC)

O CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS (40H) DESENVOLVE-SE COM BASE :

Na articulação entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias;

Na realidade da escola;

No contexto da sala de aula;

Na reflexão sobre a prática com a integração das TIC;

No currículo das distintas áreas de conhecimento.

O Curso está estruturado em três eixos conceituais:

EIXO 1 – PROJETO Foco principal: a elaboração de um projeto integrado com o uso das tecnologias e mídias para ser desenvolvido pelo cursista em sua prática pedagógica. Integrado a essa elaboração são trabalhados os seguintes temas:
Projeto: visão histórica

Projetos e o uso de Tecnologias.

Distintas instâncias de projeto na escola.

Pedagogia de projetos e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem.

Exemplos de projetos.

O Curso Elaborando projetos (40h) tem a duração de três meses, isto é, entre oito e dez semanas, ao longo das quais ocorrem 03 encontros presenciais de 4 horas de duração e 28 horas à distancia. 1º Encontro Presencial Eixo 1 de estudos e prática: Projeto, com duração de três semanas 2º Encontro Presencial: Eixo 2 de estudos e prática: Currículo, com duração de três semanas 3º Encontro Presencial Eixo 3 de estudos e prática: Tecnologia, com duração de duas semanas.

Blog ou Weblog

O blog é uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrange uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.
Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: você escreve sempre que tiver vontade e todos que visitam seu blog tem acesso ao que você escreveu.
Vários blogs são pessoais, exprimem idéias ou sentimentos do autor.
Outros são resultado da colaboração de um grupo de pessoas que se reúnem para atualizar um mesmo blog. Alguns blogs são voltados para diversão, outros para trabalho e há até mesmo os que misturam tudo.
Os blogs também são uma excelente forma de comunicação entre uma família, amigos, grupo de trabalho, ou até mesmo empresas. Ele permite que grupos se comuniquem de forma mais simples e organizada do que através do e-mail ou grupos de discussão, por exemplo. Crie um blog privativo para sua equipe de trabalho discutir projetos e apresentar soluções. Ou crie um blog familiar para que seus parentes troquem notícias e fotos a todos os membros.

Criando Blog:
A blogosfera educacional cresceu muito nos últimos anos. Blogs sobre assuntos relacionados a educação surgem todos os dias. São blogs de escolas, de projetos educacionais, de comunidades de educadores, de alunos.
Alguns destes blogs são blogs pessoais de professores. São blogs onde professoras e professores dialogam com outros blogueiros e postam reflexões sobre seu trabalho, sobre a educação como um todo, sobre temas ligados aos seus interesses educacionais ou não, sobre seus projetos, sobre a vida.
São blogs que se constituem em lugares personalizados de aprendizagem e reúnem os recursos preferidos do professor.

Algumas sugestões:
Usem blogs que distribuam o conteúdo e possuam integração com a maioria das ferramentas de gerenciamento de imagens, som, etc Recomendamos o Blogger\Blogspot: http://www.blogger.com/, ou o Wordpress: http://pt-br.wordpress.com/; todos gratuitos e com a maioria dos recursos desejados.

Como salvar vídeos da Internet

Parece complicado, mas não é. Só que precisa baixar e instalar um navegador e dois programas (tudo gratuito) .

Vamos lá:1- primeiro você precisa ter instalado no seu micro o Mozilla Firefox (é um navegador similar ao Internet Explorer) e prá quem não tem instalado, precisa ir em http://baixaki.ig.com.br/ e procurar Mozilla Firefox (instale seguindo as orientações). Este é o link clique aqui
2- depois do Firefox instalado, entre por ai para se conectar na Internet e na janelinha de pesquisa do Google procure: video downloadHelper (isso é um complemento do Firefox). Você vai encontrar esse complemento em ... clique aqui.
3- o downloadhelper fica instalado em Ferramentas na barra do Firefox
4- agora precisamos instalar o segundo programa, então vá de novo em http://www.baixaki.com.br/ e digite BitComet flv converter ... vai aparecer aqui!
ou outro software que converte video como o Any Video Converter Free 2.7.3 que está disponível aqui
5- pronto ... você já tem instalado o software que salva o vídeo e o software que converte num formato possível de ser visto e gravado em CD

Como usar:
1- entre no Firefox e procure um site de vídeos - http://www.youtube.com/

2- pesquise o vídeo que quiser ... tem muitas opções, assista e escolha o que convém

3- com o vídeo escolhido na tela, vá em Ferramentas e clique em Downloadhelper ... na primeira opção onde tem o nome do vídeo sem extensão

4- salvar em ... escolha a pasta onde quer deixar os vídeos salvos (eu criei uma pasta só para vídeos em Meus Documentos)

5- o download demora um pouquinho dependendo da sua conexão de Internet e voce vai observar depois na pasta onde salvou que o vídeo é salvo com a extensão .flv

6- agora precisamos converter o vídeo que foi salvo como flv em outro formato
7- clique no programa que você instalou, o Bitcomet flv converter (deve estar na área de trabalho) e clique na abinha de cima onde tem FLV2 Video

8- em Source file você localiza o vídeo que quer converter e embaixo onde tem Export to aparece o mesmo vídeo só que com a extensão .avi . Em Bit Rate selecione 2500 (para que o vídeo fique com melhor qualidade) e clique em Convert

9- depois de alguns segundos você vai dar ok e fechar o programa (esse ok as vezes aparece como se fosse dois quadradinhos)

10- abra a pasta onde os vídeos estão salvos e você verá duas vezes o mesmo arquivo .. uma é no formato .flv (pode selecionar esse e jogar na lixeira) e outra é o vídeo em formato .avi ... que abre no computador e pode ser gravado em CD ou DVD para assistir no computador ou mesmo na TV usando o DVD (se o DVD tiver suporte para ler esse tipo de arquivo)

11- se você instalou o Any Vídeo ou outro conversor siga os passos para converter

12- seria interessante fazer uma boa seleção de vídeos antes de gravar pois em um CD cabem muitos ... e que que tal cada professor gravar alguns e trocar com os colegas para juntarmos todos em um único CD?

Como converter PDF em WORD

- Entre no site http://baixaki.ig.com.br/

- Busque o programa gratuito some pdf to word converter

(está aqui ...)

- Clique para baixar

- Salve e instale

- Entre no programa e em File vá em Open File
- Procure o arquivo Pdf que você quer converter

- Para iniciar a conversão, clique no botão semelhante à tecla Play, localizado no canto inferior esquerdo da janela principal do software. Aguarde o término da operação e o aplicativo automaticamente salvará o arquivo em Word na mesma pasta de onde foi retirado o exemplar em PDF.

- Estas opções foram retiradas do site (ainda não testei): O programa conta com diversas opções para personalizar as suas conversões, o que é ideal em casos onde apenas converter os arquivos por inteiro não seja a melhor alternativa, facilitando a vida do usuário.
As opções de edição disponíveis se encontram no painel localizado na parte direita da janela do aplicativo.
Primeiramente, é possível estipular quais páginas você quer converter, para casos em que apenas alguns trechos do arquivo original sejam importantes.

Estipule as páginas de início e término da parte a ser convertida. Existem configurações acerca da posição e estilo dos caracteres dentro do texto. Escolha o espaçamento entre eles, além de configurações sobre a quebra de linha, caixa de texto, margens e espaço.

A última ferramenta para a personalização do arquivo de saída refere-se aos gráficos e imagens presentes no PDF. Há duas opções, relativas à manter ou descartar cada um deles no arquivo a ser formado.

Como diminuir fotos

IRFANVIEW - COMO DIMINUIR FOTOS

A AMIZADE NOS DEIXA MAIS ALEGRES A CADA DIA!
Entre em http://www.baixaki.com.br/ e em busca digite IrfanViewDe dois cliques para baixar - é um programa leve, gratuito e em portugues para voce poder mexer nas fotos (primeiro você instala o programa e depois baixa o arquivo onde tem a opção de deixar em português).
1- entre de novo no http://www.baixaki.com.br/ e em busca digite Tradutor para Irfanview ... aqui tem!2- baixe o arquivo que vai aparecer e mande salvar na pasta onde foi salvo o Irfanview (deve estar em C em Arquivos de programa) na pasta Languages
3- vá lá na pasta Languages e abra o arquivo que veio zipado .. escolha o arquivo PT Brasil e arraste para dentro da mesma pasta Languages
4- agora é só abrir o Irfanview e ir em Options - Change language e clicar no PT Brasil
5- na mesma hora o programa fica em Portugues
6- para mudar o tamanho da foto voce vai em abrir (escolhe a foto) e depois vai em Imagem - redimensionar e assinala a opção 640x480
- vai em Arquivo - salvar como, digita o nome que quer
- abaixo onde voce deve escolher o formato deixa jpg e dá ok

Prontinho!

Ferramentas scrap - Molduras para foto:

FERRAMENTAS SCRAP - MOLDURAS PARA FOTOS!


Crie grátis lindas montagens de fotos para orkut com molduras inspiradas na arte do scrapbook digital. São apenas 3 passos! Envie sua foto, escolha a moldura para foto e presenteie seus amigos, enviando a montagem pelo orkut.
scrap - clique aqui

Dicionário português e inglês online



Este dicionário online da lingua portuguesa possui a nova ortografia.
clique aqui

CALMÉO - publicar e compartilhar documentos online

CALMÉO - PUBLICAR E COMPARTILHAR DOCUMENTOS ONLINE

calaméo clique aqui
PUBLIQUEEnvie os principais formatos e converta-os instantaneamente em publicações digitais. É GRATUITO e ilimitado!
COMPARTILHECompartilhe suas publicações com outros usuários ou coloque-os em seu site ou blog.
PROCURE E LEIAExplore a biblioteca e descubra leituras interessantes entre milhões de publicações. Os arquivos podem ser lidos em seu próprio navegador.
FAÇA LOGO SEU CADASTRO E APROVEITE!

Tutorial básico do línux

1 – Criar pastasObs: No sistema Linux não existe a pasta “meus documentos”. Todos os arquivos e documentos deverão ser salvos em pastas nominadas e identificadas. Caso isso não seja feito, todos os arquivos salvo surgirão como ícones na tela inicial do computador.


a) Clicar menu – pastas de usuários arquivos pessoais (clicar)
b) Maximiza
c) Editar – criar novo – pasta
d) Nominar pasta – Ok


1.1 Criar sub-pastas
a) Clicar na pasta já criada e fazer o mesmo procedimento de criar pasta.
Obs: Para renomear uma pasta: clicar com o direito do mouse e ir em renomear.


2 – Como salvar documentos na pasta criadaa) Qualquer documento a ser salvo na pasta criada segue os mesmos passos, tanto imagem, texto, arquivo da internet, ou seja , para qualquer coisa que se deseje salvar no Linux é necessário a criação de uma nova pasta.
a) Com um documento de texto aberto no Oficcer – arquivo – salvar como (abre um quadro onde aparecerá a sua pasta).
b) Duplo clique sobre a sua pasta (observar que o quadro das pastas ficará em branco, no entanto, sua pasta estará logo acima onde se lê o seguinte: home/aluno/sua pasta.
c) Nomear o arquivo
d) Tipo de arquivo (todos os arquivos salvos no BrOffice Writer (que é o equivalente ao Word do Windows) deverão ser salvos como: Microsoft Word 97/2000/XP. Se isso não for feito os arquivos salvos no Linux não abrirão no Windows. Com esse procedimento qualquer documento salvo no Linux abrirá também no Windows
e) Salvar


3) Como salvar em disquetea) Colocar o disquete no drive
b) Menu – menu sistema – mídia de armazenamento
c) Para formatar, dar um clique com o botão direito do mouse sobre o floppy e pedir para formatar
d) Duplo clique sobre o floppy drive (deverá aparecer uma bolinha verde) isso indica que o disquete está montado.
Obs. Esse procedimento é necessário para abrir ou salvar documento no disquete. Se ele não for montado não abrirá e não salvará nada.
e) Fechar esta pasta
f) Menu – pasta de usuário – clicar sobre a pasta onde o arquivo a ser salvo está- achar o arquivo e duplo clique sobre o mesmo ( abrirá o arquivo)
g) Arquivo – salvar como (abre o arquivo)
h) Observar no quadro salvar como no canto direito uma seta apontando para cima. Clicar até aparecer a palavra media. Clicar duas vezes sobre a mesma
i) Floppy
j) Salvar (não esquecer de observar tipo de arquivo. Salvar sempre como Microsoft Word 97/2000/XP)
l) Nunca retirar o disquete sem antes desmontá-lo. Este procedimento é necessário pois se o mesmo não for desmontado, mesmo o disquete não estando mais no computador, quando outro usuário utilizar o drive aparecerá o conteúdo do disquete anterior.
Para desmontá-lo basta clicar com o botão direito do mouse sobre o disquete na tela e desmontar


4) Abrir CD de Dados e Áudioa) Normal, apenas insira o CD que o computador pede o que vc quer fazer.


5) Gravar CD
a) Menu – multimídia – K3b queima de CD e DVD
b) Procurar a pasta (duplo clique)
c) Procurar o arquivo (duplo clique)
d) Queimar


6) Pacote BrOfficeOs Utilitários desse pacote são os mesmo do windows
a) Menu – escritório
b) BrOffice, calc – equivaltente ao excel
c) Br Office impress – equivalente ao power point
d) Br Office Writer – equivalente ao word
O Modo de utilização é o mesmo do Windows, no entanto, lembramos mais uma vez que ao salvar os documentos observar o tipo de arquivo, para que o mesmo possa ser aberto também no Windows.


7) Educativosa) Menu – Educativos
b) Menu – jogos
c) Menu – gráficos – Tux Paint – (programa equivalente ao Paint no Windows)
d) Menu – jogos – Tuxmath (matemática)
e) Menu – jogos – kidsgames – Childsplay – (jogo de memória)


8) Conteúdo do MEC disponível no computador
a) Menu
b) Ministério da Educação – DVD escola, RIVED, Obras Domínio Público


9) Interneta) Menu – Internet – navegador da Web (existem vários atalhos para entrar na Internet.
A forma de navegação é igual ao Windows.
Lembrando sempre que para salvar conteúdos no computador é necessário antes criar uma pasta, caso contrário, todo o conteúdo ficara na página inicial como ícone.

Projeto Sala de Professor


Em 2003, a SEDUC1, dentre suas propostas de política de formação continuada, criou o projeto “Sala de Professor”2 para implementar um espaço de formação continuada na Escola, com expectativa de transformá-lo em lócus de formação, integração, organização, planejamento, reflexão e busca de conhecimento dos professores de sua unidade escolar. O projeto consiste em formar grupos de estudo coletivos, e é elaborado por professores e gestores da escola, onde a formação continuada é concebida como espaço educativo propulsor de transformação. Haja vista, que é um processo formativo capaz de efetivar as bases da autonomia escolar, na qual o professor reconhecerá as características do seu contexto de trabalho tanto profissional como pessoal, e nele atuará de modo a realizar mudanças.

Essa formação continuada é uma oportunidade que o professor possui de refletir sobre sua prática em sala de aula e discutir questões sobre a educação em diversas práticas analisadas na perspectiva histórico e sócio-cultural.

Esses são os grandes desafios que o profissional docente enfrenta, porém, manter-se atualizado e desenvolver práticas pedagógicas eficientes são os principais. Sendo assim, a formação continuada no grupo de estudo, que se dará de maneira coletiva e com reflexão contínua, servirá de ferramenta propulsora para trilhar novas práticas.

A esse respeito Nóvoa (2002, p. 23) diz que:

“O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente.”

Nessa perspectiva, o projeto “Sala de Professor” veio assegurar o espaço com o grupos de estudo, no entanto, refletir sobre as experiências dos docentes de maneira coletiva ainda não é uma prática desenvolvida de forma a ampliar o conhecimento dos educadores.

Projetos de Aprendizagem e Tecnologias digitais

Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais



A organização do curriculo por Projetos de Aprendizagem possibilita a aprendizagem significativa e a inserção natural das tecnologias digitais como ferramentas de apoio pedagógico.

Sugestão de softwares educacionais

Sugestão de softwares educacionais FREE e/ou Demo, ou aplicativos com possibilidades educacionais


Hot Potatoes - Tutorial programa que contém ferramentas que possibilitam a criação de diferentes tipos de exercícios interativos para a web.

Cante: Software para cantar karokê, utilizado junto com o paródia, pode facilitar uma atividade lúdica de paródias e os alunos cantarem suas produções, podendo ser temáticas.

Paródia: Sofware utilizado para criar paródias de músicas.

Hagáquê: Software para criar histórias em quadrinho, com possibilidade de importar personagens e cenários,inserir áudio (música ou narração das crianças ou jovens)e possibilidade de postar na internet pois salva como HTML.

Tux Paint - Editor de desenho para crianças.

Pivot - Software que gera animações "boneco de palitos", que salva como gif podendo ser inseridos em apresentações,blogs,páginas...

Scratch - software educacional que possibilita alunos e professores a criarem jogos,simulações baseados na lógica de programação logo, porem mais atrativo e fácil para alunos e professores, e tem possibilidade publicar o projeto na internet de modo a compartilhar sua autoria.

Laboratório Virtual de Física - aplicativo que apresenta conceitos e simulações sobre Física Mecânica.

Matemática : software diversos para download